COMO CRIAR E ANIMAR SUAS PIXEL ART(TUTORIAL INICIANTE COM PROJETO DE EXEMPLO)

Agora que você já sabe o que são Sprites, vamos descobrir como cria-las da maneira mais simples e objetiva possível. Neste post vamos conhecer melhor uma ferramenta de criação e animação de pixel art e vamos praticar criando um projeto exemplo do clássico Super Mario com a animação de corrida.


Conhecendo o Piskel

Para facilitar nessa tarefa, vamos utilizar a ferramenta Piskel por ser uma das mais praticas que testei ate agora! não precisa instalar nada no computador. piskel é uma ferramenta online 

(esses são alguns dos meus desenhos, para quem nunca tinha desenhado nada na vida, acho que comecei bem.)



Para começa acesse https://w.piskelawwpp.com/ . sugiro que crie uma conta para poder salvar suas criações online. depois de tudo feito está na hora de começa seu projeto. 

acesse "Create Sprite" para iniciar um novo projeto






 
esse será seu ambiente de trabalho: 







no lado esquerdo temos nossas ferramentas de desenho( lápis, lápis espelhado, balde de tinta padrão, balde de tinha para cores especificas, borracha, ferramenta de traçado, ferramenta de retângulo, ferramenta de circulo, ferramenta de mover, varinha de seleção, seleção retangular, seleção livre, lighten, ferramenta de catar cor).

Ao lado temos os "frames", falaremos deles depois;




No centro fica nossa área de desenho, aqui que vamos desenhar cada sprite individualmente.



No lado diretos temos varias ferramentas importantes:
Janela de Pré-visualização: onde você vera em tempo real o movimento de suas sprites.
Layers: Onde você poderá criar camadas em no seu desenho.
Transform: Onde você poderá aplicar mudanças de posicionamento e outros.
Paletes: aqui ficam armazenadas as cores que você esta usando no seu desenho, facilitando o acesso.



Como desenhar bem mesmo sem nunca ter desenhado antes?

não existe formula magica nem "dom", o que existe é pratica e conceitos. podes praticar pegando exemplos da internet e tentando replica-los com algumas poucas mudanças. fazer isso algumas vezes vai te trazer resultados bem satisfatórios em pouco tempo e isso ajudará a animar a continuar evoluindo suas habilidades artísticas. 
outra dica é aprender os conceitos básicos de desenhos como paleta de cores e sombras. com um domínio razoável desses conceitos você já será capaz de resultados muito satisfatórios 

O que são fremes?

frames são imagens estáticas que combinadas geram a ilusão de movimento, quanto mais fremes, mais fluido a sensação de movimento

esse GIF por exemplo, o astronauta está se movimentando, mas isso não passa da ilusão de varias imagens sendo exibidas alternadamente no tempo certo.

gif astrounauta 32x32 ampliado



todos os frames do gif do astronauta


É usando frames que vamos animar nossas pixel art, fazendo movimentos suaves e constantes de um frame para o outro e exibindo de forma ordenada. em um post futuro vamos usa-las dentro de um projeto de jogo. por enquanto vamos focar em aprender a fazer e aprimorar as animações.




Projeto de Exemplo

vamos criar um projeto de exemplo para colocar em pratica tudo que aprendemos acima. nesse projeto vamos recriar o clássico personagem Mario e anima-lo.  

Passo 1: Criar um projeto no Piskel

antes de tudo eu recomendo fortemente que crie uma conta no piskel, assim será muito mais fácil salvar e editar seus projetos futuramente.

Use o botão 'Create Sprite' para iniciar um novo projeto.
por padrão os projetos no Piskel são criados em 32x32 pixels. vamos usar esse tamanho para nosso desenho

Passo 2: Por onde começar a desenhar

vários artistas com algum tempo de pratica usam referencias para criar suas obras, então vamos fazer o mesmo para ter um ponto de partida. Pesquise por exemplo do objeto a ser desenhado, como vamos desenhar o Mario, vamos pesquisar exemplos na internet:



Pesquisa no google: Mario pixel set



por ser um personagem criado originalmente em pixels, é muito fácil achar referencias na internet

vamos usar essa imagem como referencia:

fonte: depositphotos


Passo 3: começando os frames

vamos começar da esquerda para a direita da nossa imagem referencia: 
para o primeiro frame vamos começar com cabeça do Mário, vamos desenhar seguindo a imagem de referencia. é importante que você escolha as cores manualmente para treinar sua percepção de cores e sombras;

comece pelo chapéu e vá descendo ate chegar no pescoço. tente deixar o mais centralizado possível. caso não esteja, você pode usar a ferramenta de mover (move tool) para deixar o desenho onde você achar melhor.




com a cabeça pronta, você pode duplica-las em outro frames. o movimento será aplicado no corpo do nosso personagem




Ainda no primeiro frame, vamos começar a desenhar o corpo do nosso personagem, se você seguir a risca o desenho de referencia, não será um trabalho muito difícil.


Já temos nosso primeiro frame pronto. o Mário parado!

no segundo frame, vamos fazer um sutil movimento nas pernas e nos braços do personagem


por fim, no terceiro frame vamos fazer mais um movimento sutil nos membros, usando o segundo freme como referencia!


verifique se os fremes estão visíveis (as caixinhas numéricas tem que está amarelas, indicando que estão visíveis ) 

sua animação está pronta!




Gif Personagem andando 32x32 ampliado













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