Técnicas de separação -

Introdução.

Técnicas de filtração, separação e destilação

a Separação de misturas é o processo utilizado para separar duas ou mais substâncias diferentes.

Como as substâncias variam de composição. Existe técnicas de separação específicas para cada caso.

antes de ver exemplos detalhados das técnicas de separação de misturas, vamos falar um pouco sobre os tipos de misturas e suas classificações.

Bem, As misturas podem ser classificadas em 2 grupos: 
o primeiro grupo e das substâncias homogêneas: que é quando a solução apresenta um aspecto uniforme em toda sua composição, Com uma única fase.

Um exemplo clássico de mistura homogênea é a água do mar. Que apresenta uma única fase, porem, sua composição , além de água, possui vários sais mineiras.

Outros exemplos são: a mistura de agua com açúcar, refrigerante, a agua do coco. Todas essas misturas apresentam como Características uma composição uniforme, mesmo sendo composto por varias substâncias.


Já o segundo grupo é das misturas heterogênea: quando o aspecto da mistura não é uniforme,  apresentando 2 ou mais fases distintas.

Os componentes das misturas heterogêneas, na maioria dos casos, aparecem em estados físicos diferentes e podem ser separados por métodos físicos.

Um exemplo clássico da mistura heterogênea é a agua e o óleo. Que apesar de serem ambos líquidos, não se dissolvem. Apresentando fases distintas.


A centrifugação é o método utilizado nas análises de sangue. O sangue é uma mistura coloidal. Após ele ser coletado, o tubo de ensaio vai para uma centrífuga de laboratório.

Esse aparelho realiza um movimento rotativo bastante acelerado que faz com que as partes que compõem o sangue (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas e plasma) se separem



Técnicas de separação magnéticas

método de Separação magnética é utilizado para separar um ou mais componentes de uma mistura heterogênea formada por sólidos. Vale ressaltar que pelo menos um dos componentes da mistura deve apresentar propriedades magnéticas (pode ser atraído por um imã ou um eletroímã).

Um exemplo de separação magnética é quando temos uma mistura formada por areia e ferro. Quando passamos um ímã sobre a mistura, o ferro é atraído, sendo separado da areia. Isso ocorre porque apenas o ferro apresenta propriedade magnética.

Matérias que podem ser atraídos na separação magnética podem ser chamados de três formas:

Paramagnéticos: São os matérias que podem ser atraídos fracamente por um campo magnético. exemplos: alumínio, sulfato de cobre, cálcio, sódio etc.

Ferromagnéticos: são matérias que são atraídos fortemente por um campo magnético. exemplo: ferro, níquel, cobalto e ligas metálicas formadas por todos esses metais.

Diamagnéticos: são matérias que nao podem ser atraídos por um imã. já que, quando entra em contato com eles, sofrem repulsão do campo eletromagnético. exemplos: cobre, prata, ouro e chumbo.




Como vimos, as substâncias variam de composição e Existe técnicas de separação específicas para cada caso.







Comentários